>>> RECEBA as novidades do Blog no seu e-mail

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Capa com Zíper para Máquina de Costura


Olá!
Vocês lembram daquela postagem que fiz sobre a minha experiência com as máquinas de costura Sew Mini da Janome e Janome 2008? (Para lembrar, é só clicar aqui. )  Naquela época, a minha Janome 2008 era novata aqui no ateliê e estava precisando de uma capa. Como eu não costuro à máquina todos os dias, eu idealizei uma capa fechadinha para protegê-la muito bem da poeira. Queria que fosse fechada em todos os lados e não como as capas tradicionais que deixam a base aberta.
Tive que quebrar a cabeça para tornar realidade o que eu havia imaginado! Mas, depois de vários dias e muita persistência, consegui concretizar a capa imaginada. 

Vem ver como ficou! :)

Usei zíper comprado à metro, tricoline e manta resinada R2. 
Fiquei na maior dúvida que cores usar na capa... Acabei optando pelas cores da marca Janome: vermelho e branco porque sou fã destas minhas duas máquinas e também porque me faz lembrar de um povo admirável, os japoneses, país origem da marca.


Abaixo, uma visão interna da capa.
Tem espaço para a máquina, para o pedal...


Na foto abaixo, eu tirei a máquina para facilitar a visualização de outro bolso
interno. Nesse bolso maior, guardo o manual da máquina e outros pequenos
acessórios para ficarem bem acessíveis na hora de costurar.


Abaixo, o bordado que fiz na frente da capa, usando feltro e bordado à mão.


Máquina protegida e dona feliz! :)

Infelizmente, não tive tempo de fazer um passo a passo detalhado de como fazer esta capa. Mas, trouxe especialmente para vocês o "caminho das pedras" para quem quiser fazer também. Seguem, abaixo, as minhas anotações:

Medidas utilizadas: Neste arquivo aqui você encontra as medidas que utilizei.
Falso viés: aprendi como se faz neste vídeo aqui. Neste vídeo, a professora Estela Junqueira ensina como fazer uma capa tradicional de máquina de costura (sem zíper e aberta embaixo).

Espero ter inspirado vocês e que minhas dicas tenham sido úteis de alguma forma!
Se você fizer, me mande uma foto. Vou adorar ver!!!! :)

Bons trabalhos e até mais!
Bjs,
Vanessa

17 comentários:

✿ chica disse...

Noissa! Só podemos turar o chapéu pra ti! Que capricho, que trabalho bem feito! Adorei! Ficou perfeita! Boa sorte com ela! bjs, chica

Artes da Vovó Mada disse...

Oi Vanessa,a capa ficou linda!Com certeza a maquina fica bem protegida....lindo seus trabalhos de feltro..parabéns!Abraços

Luciana F. Damiano disse...

Que linda!!!
Fiquei encantada e minha máquina ta morrendo de inveja da casinha da sua, já que a minha fica numa caixa plástica, rsrs.
Parabéns Vá, valeu a pena sua persistência.
Bjs

Isadora disse...

Ficou linda, perfeita! Vc está arrasando na costura! Bjs

Joyce Franco disse...

Oi!
Parabéns, ficou linda.
Vc está arrasando na costura.
Beijos,

Joyce

Izabel Biali disse...

Parabéns! filha,que trabalho perfeito e lindo.O carinho que tu tens com teu material de trabalho.Tudo impecável,A beleza desta capa, ficou um kit maquina tudo junto, manual acessórios.
Essa aplicação está linda.Tua paciência e persistência para a perfeição.Fica bem protegida, e linda,
enfeitando teu atelier.
A máquina novinha, bem protegida ,apresentação linda,agora muito sucesso no uso dela.
Beijinhos.

Nina Dias disse...

oi Vanessa, que capricho menina! Gostei desses bolsos internos. A minha ainda não tem capa, só aquela que vem com a máquina, mas nem uso! Ficou muito criativa!
bjs amiga, Nina

Rosa disse...

Ai, ficou tãããão linda!!! Pena que não tem pap, minha Janome tá chorando de tristeza!!! Que capricho, mil vezes melhor que qualquer outra que eu tenha visto, adorei o bordadinho, as cores que você usou, tô transtornada de invejinha do bem...

Parabéns, ficou o máximo!

Beijos e tenha um ótimo final de semana!

Sara disse...

Olá Vanessa! Ficou lindo! Eu tenho sorte de a minha máquina de costura (ou deverei dizer, a da minha mãe?:P) vir já com a caixa resistente e excelente arrumação mas esta está perfeita, adorei o pormenor de ter o bolso para o pedal & acessórios. Ve-se mesmo que é um trabalho feito com muito carinho um beijinho muito grande!

lenalima disse...

Seu trabalho é muito perfeito, acho que puxou a mamis...
adorei a capinha de máquina, confesso , sei costurar mas... odeio
me irrita muito ter q costurar.
boa semana bj

cristina maria disse...

Gostei demais menina!!
Diferente de tudo que já vi sobre capas para máquinas.
Muito original. Parabéns!!!
E a parte de dentro ficou fofíssima também.
Bjns.

Franciana alves disse...

Amei sua capa!!!!

Elisabete Rolo disse...

Ficou o máximo Vanessa. Linda e bem prática. Ando há anos, para fazer uma capa para a minha. Um dia destes sai! Esta já me inspirou. Parabéns. Beijo

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Ficou perfeita, linda!
Minha máquina Singer que deve ter uns 25 anos (comprei logo que comecei a trabalhar fora) tem uma capa original que é bem parecida com esse modelo. Mas a minha máquina ainda é daquelas portáteis bem pesadas e pra transportar, só usando a capa dela. E que vergonha, até hoje não fiz uma capa pra proteger! Geralmente, jogo uma toalha por cima, rsrsrsrsrsr bjs

✿ chica disse...

Gostei de te ver!estavas sumidinha? Essa época muitos trabalhos, né? beijos, tudo de bom,chica

Anônimo disse...

Oi Vanessa ! Obrigada pelas orientaçoes inestimáveis para quem está aprendendo a trabalhar com o feltro como eu. Queria fazer uma capa para minha Sew Mini, mas não sei costurar....só a reta. Será que consigo sem ter noção de costura ? Muito obrigada e bjs Regina Daisy SP

Vanessa Biali disse...

Oi, Regina!
Se você tiver muita determinação e paciência, claro que você consegue! Tudo vai depender do tempo que você tem disponível e da sua disposição em aprender.
Se você tiver uma professora do seu lado, o processo é mais rápido. Se você pretende aprender sozinha (apenas com dicas da internet e livros) demora mais porque a gente quebra mais a cabeça. Mas é sim possível!!! Digo isso por experiência própria. Quebrei a cabeça sozinha por um tempão e saiu a capa de máquina do jeitinho que eu havia imaginado.
Para aprender a costurar, a dica é treino, estudo, treino, estudo e mais treino e estudo. A perfeição virá com a prática e com a disposição de aprender a cada novo dia. ;)
Boas costuras para você!
Bjs,