Olá!
Vocês lembram daquela postagem que fiz sobre a minha experiência com as máquinas de costura Sew Mini da Janome e Janome 2008? (Para lembrar, é só clicar aqui. ) Naquela época, a minha Janome 2008 era novata aqui no ateliê e estava precisando de uma capa. Como eu não costuro à máquina todos os dias, eu idealizei uma capa fechadinha para protegê-la muito bem da poeira. Queria que fosse fechada em todos os lados e não como as capas tradicionais que deixam a base aberta.
Tive que quebrar a cabeça para tornar realidade o que eu havia imaginado! Mas, depois de vários dias e muita persistência, consegui concretizar a capa imaginada.
Vem ver como ficou! :)
Usei zíper comprado à metro, tricoline e manta resinada R2.
Fiquei na maior dúvida que cores usar na capa... Acabei optando pelas cores da marca Janome: vermelho e branco porque sou fã destas minhas duas máquinas e também porque me faz lembrar de um povo admirável, os japoneses, país origem da marca.
Abaixo, uma visão interna da capa.
Tem espaço para a máquina, para o pedal...
Tem espaço para a máquina, para o pedal...
Na foto abaixo, eu tirei a máquina para facilitar a visualização de outro bolso
interno. Nesse bolso maior, guardo o manual da máquina e outros pequenos
acessórios para ficarem bem acessíveis na hora de costurar.
Abaixo, o bordado que fiz na frente da capa, usando feltro e bordado à mão.
Máquina protegida e dona feliz! :)
Infelizmente, não tive tempo de fazer um passo a passo detalhado de como fazer esta capa. Mas, trouxe especialmente para vocês o "caminho das pedras" para quem quiser fazer também. Seguem, abaixo, as minhas anotações:
Medidas utilizadas: Neste arquivo aqui você encontra as medidas que utilizei.
Falso viés: aprendi como se faz neste vídeo aqui. Neste vídeo, a professora Estela Junqueira ensina como fazer uma capa tradicional de máquina de costura (sem zíper e aberta embaixo).
Se você fizer, me mande uma foto. Vou adorar ver!!!! :)
Bons trabalhos e até mais!
Bjs,
Vanessa