quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Qual a melhor máquina de costura para iniciantes?


Olá!
Esse post é para quem é iniciante nas costuras à máquina e está pesquisando
qual a melhor máquina de costura para comprar. Eu também sou iniciante nas
costuras à máquina e vou dividir hoje com vocês a minha experiência com duas
máquinas de costura: Sew Mini da Janome e Janome 2008. Só posso falar destas
duas porque nunca tive outras, combinado? Espero poder ajudar e qualquer
dúvida é só deixar um comentário ou me escrever um e-mail. 
Terei prazer em ajudar! :)

À esquerda, Sew Mini e, à direita, a 2008.

Sew Mini da Janome
Esta foi a minha primeira máquina de costura. Na época, eu estava meio insegura se iria gostar mesmo de costurar à máquina e fiquei com medo de investir numa máquina mais cara e ficar com um "elefante branco" em casa...  Então, optei pela Sew Mini que tinha um valor bem acessível e boa reputação. Foi uma excelente decisão para mim! Aos poucos, fui aprendendo sozinha (e com pesquisas na internet) a mexer nela e me diverti bastante com ela. Faz uns 4 anos que a tenho e nunca quebrei uma agulha sequer! Também não precisou de nenhum outro reparo até hoje.

Pontos positivos: É ideal para iniciantes, muito simples de manejar, poucos botões e funções, eficiente e leve (o que a torna bastante portátil). Ela também é lenta, esse é um ponto positivo quando estamos aprendendo e ainda não se tem o controle adequado do pedal. A tampa que cobre a bobina é transparente. Perfeito para identificarmos quando a linha da bobina está acabando.

Pontos negativos: Não costura tecidos mais grossos e não aguenta muitas horas de trabalho. Não tem muitas funções, é bem básica. Ela é bem delicada, não dá para exigir demais dela. Nas dobras de costuras, eu sempre usava o volante para fazer os pontos. Não tem luz também.

O que eu já costurei com ela: 
Saquinhos de TNT, saquinhos de TNT com feltro, necessaire de retalhos, necessaire franzida, necessaire com cupcakes, jogo da velha em feltro, clutch em feltro, alguns consertos leves para casa e até já costurei uma saia e um vestido para mim (ambos em malha)! Deu conta do recado numa boa. :)

Estes são os pontos que a Sew Mini faz: 4 pontos retos e 3 pontos zigzag

Veja o Manual de instruções da Sew Mini

Janome 2008
Esta foi a minha segunda máquina de costura. Comprei ela há pouco tempo e estamos "nos conhecendo". E está sendo muito bom! Escolhi este modelo e marca por conta da minha excelente experiência com a anterior. Esta também é recomendada para iniciantes, mas já tem um pouco mais de funções. Como eu já havia "estagiado" com a Sew Mini, tive poucas funções novas para aprender com esta.

Pontos positivos: Simples de manejar, um pouco mais rápida e tem mais pontos que a Sew Mini, casinha de botão em 4 passos, tem luz, é muito resistente (o fabricante promete a costura de 8 camadas de jeans), possibilidade de usar agulha dupla, silenciosa, macia, estável... Ótimo custo-benefício.

Pontos negativos:  É mais pesada que a Sew Mini e a caixa de bobina não tem tampa transparente. Tive um pouco mais de dificuldade de ajustar a tensão do que com a Sew Mini.

O que eu já costurei com ela: 
Estou finalizando uma capa para ela, usando tricoline e manta acrílica. Está ficando bem legal! Assim que ficar pronta, mostro a capa aqui no blog.

Alguns pontos da Janome 2008

Além dos pontos básicos (reto e zigzag), ela faz alguns pontos decorativos. Acima, fiz alguns pontos que achei bem legais. 
Os pontos 1 e 2 são o mesmo, a única diferença foi o comprimento do ponto. 
O ponto 3 é chamado de ponto elástico, mas acho que fica bem bacana também como ponto decorativo. 
Os pontos 4 e 5 são o mesmo, só variando o comprimento. 
Os pontos 6, 7 e 8 são o mesmo, com variação também do comprimento. A Janome 2008 não tem ponto caseado, mas o 6 e o 7 podem ser usados em aplicações, lembrando o caseado. O ponto 8, que parece um eletrocardiograma (rsrs...), é usado para fazer bainha invisível.
Os pontos 9, 10 e 11 são testes de zigzag para usar em aplicações.

Minha primeira casinha de botão feita à máquina. Achei simples de fazer!

Veja o Manual de instruções da Janome 2008.

Bom, o que me lembro é isso. Procurei trazer para vocês as informações que
não encontrei na internet na época que eu estava pesquisando antes de comprar.
Espero ter sido útil e qualquer dúvida, que esteja ao meu alcance, é só perguntar. ;-)

* * *
Muito obrigada pela sua visita!
Um maravilhoso Carnaval para você (de folia ou de descanso)!
Bjs,
Vanessa


Venha conhecer a minha Loja Virtual!
Você encontrará Apostilas que ensinam a fazer lindos trabalhos.
É só clicar na imagem abaixo. ;-)


.