>>> RECEBA as novidades do Blog no seu e-mail

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Qual a melhor máquina de costura para iniciantes?


Olá!
Esse post é para quem é iniciante nas costuras à máquina e está pesquisando
qual a melhor máquina de costura para comprar. Eu também sou iniciante nas
costuras à máquina e vou dividir hoje com vocês a minha experiência com duas
máquinas de costura: Sew Mini da Janome e Janome 2008. Só posso falar destas
duas porque nunca tive outras, combinado? Espero poder ajudar e qualquer
dúvida é só deixar um comentário ou me escrever um e-mail. 
Terei prazer em ajudar! :)

À esquerda, Sew Mini e, à direita, a 2008.

Sew Mini da Janome
Esta foi a minha primeira máquina de costura. Na época, eu estava meio insegura se iria gostar mesmo de costurar à máquina e fiquei com medo de investir numa máquina mais cara e ficar com um "elefante branco" em casa...  Então, optei pela Sew Mini que tinha um valor bem acessível e boa reputação. Foi uma excelente decisão para mim! Aos poucos, fui aprendendo sozinha (e com pesquisas na internet) a mexer nela e me diverti bastante com ela. Faz uns 4 anos que a tenho e nunca quebrei uma agulha sequer! Também não precisou de nenhum outro reparo até hoje.

Pontos positivos: É ideal para iniciantes, muito simples de manejar, poucos botões e funções, eficiente e leve (o que a torna bastante portátil). Ela também é lenta, esse é um ponto positivo quando estamos aprendendo e ainda não se tem o controle adequado do pedal. A tampa que cobre a bobina é transparente. Perfeito para identificarmos quando a linha da bobina está acabando.

Pontos negativos: Não costura tecidos mais grossos e não aguenta muitas horas de trabalho. Não tem muitas funções, é bem básica. Ela é bem delicada, não dá para exigir demais dela. Nas dobras de costuras, eu sempre usava o volante para fazer os pontos. Não tem luz também.

O que eu já costurei com ela: 
Saquinhos de TNT, saquinhos de TNT com feltro, necessaire de retalhos, necessaire franzida, necessaire com cupcakes, jogo da velha em feltro, clutch em feltro, alguns consertos leves para casa e até já costurei uma saia e um vestido para mim (ambos em malha)! Deu conta do recado numa boa. :)

Estes são os pontos que a Sew Mini faz: 4 pontos retos e 3 pontos zigzag

Veja o Manual de instruções da Sew Mini

Janome 2008
Esta foi a minha segunda máquina de costura. Comprei ela há pouco tempo e estamos "nos conhecendo". E está sendo muito bom! Escolhi este modelo e marca por conta da minha excelente experiência com a anterior. Esta também é recomendada para iniciantes, mas já tem um pouco mais de funções. Como eu já havia "estagiado" com a Sew Mini, tive poucas funções novas para aprender com esta.

Pontos positivos: Simples de manejar, um pouco mais rápida e tem mais pontos que a Sew Mini, casinha de botão em 4 passos, tem luz, é muito resistente (o fabricante promete a costura de 8 camadas de jeans), possibilidade de usar agulha dupla, silenciosa, macia, estável... Ótimo custo-benefício.

Pontos negativos:  É mais pesada que a Sew Mini e a caixa de bobina não tem tampa transparente. Tive um pouco mais de dificuldade de ajustar a tensão do que com a Sew Mini.

O que eu já costurei com ela: 
Estou finalizando uma capa para ela, usando tricoline e manta acrílica. Está ficando bem legal! Assim que ficar pronta, mostro a capa aqui no blog.

Alguns pontos da Janome 2008

Além dos pontos básicos (reto e zigzag), ela faz alguns pontos decorativos. Acima, fiz alguns pontos que achei bem legais. 
Os pontos 1 e 2 são o mesmo, a única diferença foi o comprimento do ponto. 
O ponto 3 é chamado de ponto elástico, mas acho que fica bem bacana também como ponto decorativo. 
Os pontos 4 e 5 são o mesmo, só variando o comprimento. 
Os pontos 6, 7 e 8 são o mesmo, com variação também do comprimento. A Janome 2008 não tem ponto caseado, mas o 6 e o 7 podem ser usados em aplicações, lembrando o caseado. O ponto 8, que parece um eletrocardiograma (rsrs...), é usado para fazer bainha invisível.
Os pontos 9, 10 e 11 são testes de zigzag para usar em aplicações.

Minha primeira casinha de botão feita à máquina. Achei simples de fazer!

Veja o Manual de instruções da Janome 2008.

Bom, o que me lembro é isso. Procurei trazer para vocês as informações que
não encontrei na internet na época que eu estava pesquisando antes de comprar.
Espero ter sido útil e qualquer dúvida, que esteja ao meu alcance, é só perguntar. ;-)

* * *
Muito obrigada pela sua visita!
Um maravilhoso Carnaval para você (de folia ou de descanso)!
Bjs,
Vanessa


Venha conhecer a minha Loja Virtual!
Você encontrará Apostilas que ensinam a fazer lindos trabalhos.
É só clicar na imagem abaixo. ;-)


.

52 comentários:

✿ chica disse...

Boas dicas.Eu tenho uma que está parada há séculos.É portátil e devo dar uma boa limpeza nela,pelo menos pra fazer umas costuras retas!! bjs, lindo carnaval! chica

M de Maria Ateliê disse...

Oi Vanessa,
Quando eu costurava no passado, usava uma máquina Singer da vovó, que apesar de barulhenta, achava ótima.

Quando fui comprar uma para mim, depois de muito pesquisar, escolhi a Janome 2008 também.
Para o pouco que uso, achei ótima também.
Agora, vou te falar que mexo tão pouco, que ainda não tinha me tocado nessa questão da variação do comprimento para 'simular' o caseado.
Gostei mais da máquina rs
bjs
Ótimo feriadão por aí!

Vanessa Biali disse...

Oi, Maria!
Para regular a máquina para simular o caseado, tem um vídeo bem legal aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=8rrppEd2U6A

Bjs,

Sara disse...

Olá Vanessa! Adorei ler este post :) A máquina de costura que uso é a da minha mãe e no futuro já tenho uma velhinha para herdar de uma das minhas avós por isso não me preocupo muito com as máquinas mas ao ler este teu post fiquei contente por ver aqui a confirmação de algumas coisas que achava - acho que se fosse como tu e não tivesse muita experiência acabava a comprar uma mais pequena, mas hoje em dia vejo que isso nunca seria uma boa solução - para costurar a sério tem que se ter uma máquina a sério e isso só se consegue com umas mais pesadinhas. Não conhecia esta marca, parece-me boa! Beijinho muito grande!

Isadora disse...

Máquina nova é? hm, que delícia!

lenalima disse...

Eu tenho uma Singer mais de 30 anos , já foi para recauchutar três vezes, mas cada vez fica melhor!
bj

Luciana F. Damiano disse...

Rsrs eu estou até hoje conhecendo a minha janome 2008...mas nos damos bem, isso é bom. De vezem quando eu a tiro da caixa pra alguma nova aventura...
parabéns pela nova amiga.
bjs

M de Maria Ateliê disse...

Oi Vanessa,
Obrigada!
Já vou lá ver!
:)
bjs

Rosa disse...

O ponto 4 e o 5 é o ponto elástico, prá costurar malhas e moletons. Substitui o overlock não deixando a malha desfiar e garantindo que a costura não vai se romper quando você vestir a peça. Vivo fazendo calcinhas com ele...

Tenho Janome 2008 e adoro, nunca me deu trabalho...

Beijos!

Escargopotte bordados disse...

Hola Vanessa, otimas dicas, estou realmente precisando de uma maquina nova, mas talvez eu queira aprender a fazer quilting mais tarde, preciso me informar, mas valeu a dica!
abraço

Adriana Ferreira Gonçalves disse...

Olá! Você pode me explicar como passo a linha na maquina .
att.
Adriana ferreira
gfadri@hotmail.com

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Creio que a máquina que nos vem à mão...
A gente fica tão feliz e aprende o que não sabe...
Bjm fraterno

Vanessa Biali disse...

Olá, Adriana Ferreira Gonçalves!
Nos manuais de instruções, tanto da Sew Mini quanto da Janome 2008 tem explicações bem detalhadas de como passar a linha na máquina.
Você pode ter acesso aos manuais clicando nos links que coloquei neste post.
Abraços,
Vanessa

Teresa Aparecida de Aquino Soranso disse...

Legal, gostei de seu post! Com certeza vai ajudar as meninas iniciantes. Não conheço a Janone, só usei a Vigorelli antiguinha(ganhei uma de meu pais aos 17 anos e está encostadinha) e a Singer Facilita, que comprei há mais de 20 anos. É ótima, nunca foi pra conserto, costuro de tudo, é super resistente. Tem vários pontos decorativos (mais de 20), só que são pecinhas móveis. Quero comprar uma mais nova, mas deixar essa pro trabalho mais pesado, pois é bem resistente. Bjs e tenha um lindo dia!

Pérolas do Crochet - Renata Vieira disse...

Oi Vanessinha, que tal fazer uma visitinha ao meu blog? Tem uma coisinha lá pra você!!

Izabel Biali disse...

Oi Filinha, passei pra te deixar um beijo.
mama

Thelma Salles disse...

Olá, vim conhecer seu blog. Eu cheguei aqui através da página do armarinho São José.
Gostei muito de tudo, que capricho, parabéns!
Te convido a visitar e seguir o meu blog de artesanatos:
http://thelmasallesartesanatos.blogspot.com

Karina disse...

Vanessa,
Segui os mesmos passos que os seus quanto às máquinas de costura. Mas você acredita que ainda não usei a minha Janome 2008? Ver seu post me fez ter vontade de futucá-la. Beijos, com saudades, Karina.

Rosa disse...

Olá, Vanessa querida! Essa agulha dupla que você me mandou o link é exatamente a que eu uso - fui olhar na embalagem e não menciona ponta de bola. Quando eu comprei a primeira vez foi no técnico que sempre conserta as minhas máquinas - estavam falhando pontos com a agulha dupla da Schmetz, que é a vendida normalmente prá Janome 2008. Eu pensei que era minha máquina que não tava boa, mas ele olhou e me mandou trocar de agulha e nunca mais deu problema. Se você reparar na embalagem, diz que é prá todo tipo de tecido... Daí eu me lembrei que uma vez ele me havia dito que era melhor sempre usar ponta de bola, prá não ficar trocando, que a maioria das costureiras profissionais só usam ponta de bola pois encara bem todos os tipos de tecido.

Agradeço me mandar o link. Eu sou freguesa assídua do Bazar Horizonte, mas nunca tinha comprado agulha de máquina deles e o preço está ótimo.

Beijos!

Iris disse...

Salvou minha vida com esse post!
A algum tempo venho procurando informações sobre essa maquina e seus pontos na internet e não obtive muitos resultados, até achar esse post. Muito obrigada por postar fotos dos pontos, ajudou muito!
Beijos! Tudo de bom!!

Fatinha disse...

Vanessa

Que bom que a dica do copo ou caneca grande deu certo para você. Realmente a linha corre mais suave desta forma e não arrebenta.

Bom, agora que o problema está resolvido...vamos costurar.

Bjs

✿ chica disse...

Onde andas,Vanessa? Sumidinha? Trabalhando muito? Saudades! beijos,tudo de bom,chica

✿ chica disse...

Vanessa, que bom que foste passear lá! Meu marido é italiano,de Roma e moramos por lá também! Tenho nora e dois netos que nasceram lá.Hoje moram na Inglaterra! Mas é linda mesmo!

Tomara consigas voltar logo! bjs, chica

Ana disse...

Gostei de ler essa comparação. Estou a procura da minha primeira máquina, e pro que eu quero, acho que vou ficar com a 2008 mesmo. Ah, me interessei por ela ainda mais depois de ver esse video https://www.youtube.com/watch?v=3FjT2zUN9uY (titulo: JANOME 2008 - VÍDEO AULA COMPLETO), tem tudo explicadinho e pareceu muito simples, dá uma olhada!

Vanessa Biali disse...

Oi, Ana!
Que bom que a comparação foi útil para você!
Sim, esse vídeo é muito bom. Ele já me ajudou bastante. Só que ele não é um vídeo oficial da Janome. Tem uns detalhezinhos que estão diferentes no Manual. Mas, vale a pena assistir e aproveitar as dicas com certeza! :)
Bjs,

Anna Bueno disse...

Oi meninas.
Vou nova no mundo da costura, mas bem iniciante mesmo hehehe.
Quero começar a confeccionar roupinhas e caminhas para cães, vou começar um curso online no sábado.
Gostaria de comprar uma máquina de costura.
Qual máquina vcs me indicam?
Obrigada e grande bjo.
Anna Flávia Bueno

Cris333 disse...

ola, tudo bem?
eu gostaria de saber se a mini consegue fazer bainhas em calças jeans? eu quero uma só para pequenos ajustes mesmo, e sempre preciso de fazer bainhas ou apertar a cintura.
obrigada

Vanessa Biali disse...

Cris333,
A Sew Mini não é recomendada para costurar jeans. Ela é uma ótima máquina para tecidos leves tais como: tricoline, TNT, malhas finas, etc. Para jeans, recomendo a Janome 2008.
Boa sorte!

Amanda Seibert disse...

Oi Vanessa, estou a procura de uma maquina pra me aventurar tbem!!! Gostei muito das suas dicas!! Onde vc comprou a sua?? Pela net não estou conseguindo...

Vanessa Biali disse...

Oi, Amanda!
Sim, eu comprei as minhas máquinas pela net. A Janome 2008 comprei há mais ou menos 1 ano.
Não me lembro em qual loja comprei, mas costumo comprar no Walmart, Magazine Luiza, Submarino, Casas Bahia...
Boa sorte!

cris disse...

vanessa, procurando informação sobre a janome 2008 encontrei seu blog, acabou de chegar a minha maquina, ainda to penando com o pedal kkkk outra coisa q queria te perguntar achei o volante um pouco duro e assim mesmo, mais uma coisinha na minha maquina velhinha da singer que comprei ja usada, qdo passava um pouco da onde a gente quer costurar eu voltava virando o volate para tras, no video q tem na net sobre a janome diz q não pode girar o volante pra tras e isso mesmo brigada ah meu email nina.odorizi@hotmail.com

Vanessa Biali disse...

Cris,
A minha está com o volante normal... Não sei o quão duro o seu volante está... Na dúvida, peça para um técnico olhar a sua máquina e avaliar se está tudo bem com ela.
É isso mesmo: o volante não pode ser girado para trás. Só para frente. Se você quer costurar para trás, use o botão de retrocesso. Vc pode apertar o botão de retrocesso e girar o volante (sempre para frente!) que a costura volta atrás. Ou se forem mais pontos, use o pedal junto com o botão de retrocesso. Lembre-se: o seu melhor amigo é o Manual de Instruções. Leia todas as páginas. Lá tem estas e outras informações que serão bem úteis para você.
Quaisquer outras dúvidas, entre em contato com o pessoal da Janome. Quando eu precisei, eles foram muito atenciosos comigo.
Aqui o link para você entrar em contato com eles:
http://www.janome.com.br/?page_id=23

Boa sorte e boas costuras!
Abraços,

cris disse...

vanessa brigada vc e muito gentil bjj

Juliana F Duarte disse...

Ótimo post! Gostei bastante e deu ainda mais vontade de comprar uma máquina! Sempre tenho ideias mas fico desanimada para levar para alguém fazer.... ;)
Abraço,
Juliana

tatiana disse...

Boa noite Vanessa,meu nome é Tatiana e qria tirar algumas dúvidas, se possível. Meu email é maedalala@hotmail.com, se vc pudesse me responder para que eu possa mandar minhas dúvidas ficaria imensamente grata.

Juliana F Duarte disse...

AH! Comprei a máquina! :D Fiz uns testes rápidos, mas não sei se é a linha, agulha ou o tecido, o ponto às vezes saltava. Farei mais testes!
Vanessa, muito obrigada pelas dicas!
Abraços

Paula Borges disse...

Gostaria de uma mini para fazer pequenos reparos, barras de calça jeans do meu filho e de vestidos. Será que aguenta?

Vanessa Biali disse...

Juliana, que legal! Boas costuras para vc! :)
Paula, o fabricante não recomenda costurar jeans com a Sew Mini. Se quiser costurar jeans, recomendo a Janome 2008.
Abs,

Luana Degobi disse...

Oi querida tudo bem? Não sei costurar, mas cismei que quero comprar uma máquina portátil para fazer bainha em tecidos tipo tirocínio para fazer joguinho americano e guardanapos. Essa maquina Sew Mini da Janome vc acha que é boa? Consigo alguma mais barata?
luanadegobi@gmail.com
beijos

Vanessa Biali disse...

Oi, Luana!
Não conheço esse tecido chamado tirocínio... Sim, você pode fazer na Sew Mini da Janome joguinhos americanos e guardanapos com tecidos leves como tricoline, linho, etc. Só ela não é recomendada para materiais pesados como jeans, plásticos, etc.
Se você procurar bem, acho que consegue até máquinas mais baratas. Mas, como eu não conheço outras máquinas, não posso dizer que vale a pena o custo-benefício. Pesquise bem porque há muitas máquinas baratas de péssima qualidade. Aí o barato pode sair caro.
Boa sorte!
Bjs,

jeania santos disse...

Tipo quero uma máquina mais pra fazer roupas,tipo vestidos ,blusas ,regatas macacão pano finos...nada de jeans ...qual VC mim indicaria?

Vanessa Biali disse...

Oi, Jeania!
Recomendo a Janome 2008.
Abraços,

erinete santos disse...

Olá, eu estou com problema quando tento fazer a costura com agulha dupla. Fica falhando ponto do lado direito. A minha é uma Singer tradition. Não sei o que está acontecendo. Ela faz perfeita no tecido, mas na malha dá esse problema.

Vanessa Biali disse...

Oi, Erinete!
Eu nunca mexi numa Singer... Todas as minhas máquinas são estas que comentei no post.
A sua agulha que está dando problema é apropriada para uso em malha? Ou seja, a sua agulha é ponta bola (ou ponta de ouro)? Verifique estas informações na embalagem da agulha.
Abs,

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber qual das duas jenoma faz nécessaire com manta?? Beijos!

Vanessa Biali disse...

Oi, Anônimo!
Indico a Janome 2008 para o seu caso.
Abs,

Edilene disse...

Olá, boa tarde! Essa maquina dá para costurar malhas e liganetes?

Vanessa Biali disse...

Oi, Edilene!
Sim, é possível costurar malhas com essas máquinas que indiquei no post. (Liganete é um tipo de malha). Utilize agulhas e pontos apropriados para malha.
Abs,

Ana Carla disse...

Oi Vanessa, estou a procura de uma máquina de costura,sou iniciante e em outros blogs vi q a janome era muito boa e de fácil manuseio. Mas o q eu precisava saber muito era quais pontos ela faz o tipo de tecido que posso costurar nela. Como quero adquirir mas pra uso artesanal e se preciso tbem para uso doméstico ,ficou muito claro pra mim sua orientaçoes , o quanto é boa. parabéns pela suas informações ajuda muita gente.😃

Vanessa Biali disse...

Que bom, Ana Carla!
Fico feliz em saber que foi útil para você.
Obrigada pela sua mensagem!
Boas costuras!
Abraços,

joyce disse...

Vanessa boa tarde! Comprei uma Janome Mini recentemente, como não sei se gostarei de costurar fiquei com medo de investir muito dinheiro rs, gostaria de saber se ela faz bainha de pano de copa e se posso fazer paninhos de copa franzidos com ela.

Muito obrigada,
Abraço!
Joyce.

Vanessa Biali disse...

Joyce,
Ela pode fazer sim. Mas cuidado com as dobras! Ela é bem delicada, ela não aguenta várias camadas de tecido.
Quanto tiver alguma parte mais grossa de tecido, aconselho fazer os pontos com o volante (e não com o pedal). Se você for cuidadosa e delicada com a máquina, ela vai durar anos.

Boas costuras!

Abraços,